O marketing é caracterizado como o conjunto de ações com o objetivo de divulgar e fortalecer uma marca, um produto ou serviço. Nos últimos tempos, essa ferramenta vem sendo muito utilizada também na área médica, gerando uma série de benefícios.
É justamente esse o tema do post de hoje. Quer entender por que o marketing médico é importante e quais são as suas vantagens? Continue nos acompanhando!
Ao longo do tempo, o marketing digital teve um crescimento exponencial, tornando-se importante para outros segmentos.
Basicamente, o marketing focado na área médica é uma estratégia de comunicação essencial para atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já consomem o serviço.
Também é responsável por divulgar o trabalho do médico ou clínica e informações relacionadas, indo além da propaganda tradicional. Isto porque o marketing para essa área tem como objetivo mostrar a qualidade dos serviços oferecidos e a competência dos profissionais.
Assim como em outros segmentos, o marketing para a área médica exige planejamento e estratégias que estejam voltadas para o seu público-alvo. Assim sendo, é necessário se adaptar aos clientes fidelizados e aos prospects.
Ter um atendimento diferenciado e profissionais especializados, com uma ótima formação acadêmica, podem ser fatores decisivos na fidelização de pacientes. Mas, esses esforços não serão válidos se não houver uma estratégia adequada.
Nesse momento, o marketing digital surge como uma grande alternativa. Através dele podem ser desenvolvidas ações estratégicas e um planejamento para levar o serviço da melhor forma possível ao paciente, de modo que ele seja atraído ao consultório.
Além disso, segundo estudos realizados pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), cerca de 40% dos brasileiros recorrem à internet para descobrir um diagnóstico ou sintomas de determinadas doenças.
Desta forma, o marketing para a área médica consegue fazer o consultório aparecer como referência para o tratamento da patologia pesquisada pelo indivíduo.
Quando o site e as redes sociais são alimentados com informações sobre as doenças, sintomas e tratamento de maneira correta, o consultório passa a estar à frente dos concorrentes que ainda não possuem estratégias de marketing.
Vale lembrar que a internet é o ponto principal entre o paciente e o médico, sendo assim o início de um relacionamento de confiança. Por isso, é importante estar bem posicionado nas páginas de busca.
Essa é uma estratégia de baixo investimento, porém, também pode ser considerada uma excelente forma de começar no segmento, ou seja, ajudar os profissionais iniciantes. O mesmo vale para os consultórios que desejam crescer ainda mais e aumentar a sua demanda.
O marketing médico pode ser aplicado em redes de hospitais, até pequenos consultórios e grandes instituições. Basta que o profissional esteja disposto a investir nas estratégias e possa contratar uma agência especializada que ofereça um trabalho mais dinâmico e ótimos resultados.
Se você é médico e não sabe por onde começar, deixe um comentário abaixo para que possamos ajudá-lo com essa questão. E compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!