Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Como funciona e qual a melhor forma de aparecer na busca do Google Imagens?

Atualizado em 22/10/2021
Tempo de leitura: 4 min.

O Google Imagens foi criado a partir da necessidade de uma ferramenta de pesquisa específica para busca de imagens.

Atualmente essa ferramenta é essencial para o ranqueamento das páginas da Web, visto que costuma ser muito utilizada para realização de pesquisas.

Confira algumas dicas do Google de como fazer sua imagem aparecer na busca da sua ferramenta de imagens.

Origem da ferramenta de pesquisa de imagens do Google

Criado em 2001, o Google Imagens surgiu por conta da alta demanda de buscas por imagens da Jennifer Lopez usando um vestido da Versace no Grammy do ano 2000.

Eric Schmidt, o CEO do Google da época, admitiu que as buscas por imagens da cantora foram tão intensas, que houve a necessidade de criar um mecanismo no qual fosse além das buscas por texto. 

A ferramenta se tornou um sucesso desde seu lançamento. Atualmente o Google Imagens é utilizado como uma das principais fontes para divulgação de empresas, produtos e serviços.

Afinal, o que é o Google Imagens?

O Google Imagens é uma ferramenta de pesquisa que funciona junto com o Google, entretanto, como seu nome diz, suas buscas são voltadas em apresentar resultados de imagens e atualmente GIF. 

Às vezes ao realizarmos uma pesquisa simples, é possível reparar que aparece sugestões de imagens relacionadas à busca, isso ocorre devido ao Google Imagens ser basicamente um serviço de apoio do buscador padrão, tendo a mesma importância na influência do retorno de pesquisas.

A importância da pesquisa de Imagens do Google

A pesquisa de imagens do Google, pode ser usada para ajudar as empresas ganharem mais visibilidade, importante para quem deseja aumentar as visualizações do site e consequentemente melhorar o ranqueamento da página, entre outras vantagens.

Atrair mais tráfego: A principal função do Google imagem é atrair o leitor a partir do resultado de pesquisas com base em imagens.

Consequentemente ao adicionar imagens de boa qualidade na sua página, as chances de receber mais acessos aumentam;

Tempo de permanência: Os recursos visuais e audiovisuais são utilizados para manter o interesse do leitor no conteúdo disponibilizado. 

A partir do Google Imagens é possível fazer isso de forma simplificada, basta adicionar imagens relacionadas na página, para prender o interesse do leitor por mais tempo;

Melhor posicionamento: Assim como o Google, a ferramenta de imagens faz um ranqueamento a partir de arquivos de imagens. Selecionando as melhores imagens de acordo com suas diretrizes, portanto, é possível que sua página fique bem posicionada nos resultados de buscas.

Como funciona o Google Imagens

O Google Imagens é uma ferramenta do Google, no qual os usuários podem realizar pesquisas por imagens em um banco de dados disponibilizado por páginas, por meio de *palavras-chave* ou por um mecanismo conhecido como Reverse Image Search, que auxilia na busca reversa da imagem, possibilitando que encontre diversas imagens disponíveis na internet.

Através dessa ferramenta é possível encontrar empresas, produtos e lugares. O Google Imagens apresenta resultados como:

  • Páginas que possuem a imagem pesquisada;
  • Tamanhos e cores diferentes para a mesma imagem;
  • Imagens semelhantes;
  • Opção de filtro;
  • Possibilidade de descobrir quais imagens possuem direitos autorais.

Dicas de como aparecer na busca do Google Imagens

Ao realizar uma pesquisa no Google Imagens, buscamos por palavras chaves ou nomes relacionados e é dessa forma que os _robots_ do Google realizam a leitura da imagem, fique atento à algumas dicas de como aparecer na pesquisa do Google Imagens.

ALT TEXT e TITLE: São fundamentais para um bom posicionamento, portanto, fique atento a palavra-chave que pretende destacar, já que isso pode melhorar seu posicionamento e fazer sua página aparecer na pesquisa do Google Imagens.

Descrição de Imagem: É necessário contextualizar a imagem com o termo de pesquisa, portanto, invista em descrição de imagem e conteúdos relevantes ao termo pesquisado.

Nome da imagem: Atribuir um nome adequado para imagem é importante para facilitar a leitura pelos robots do Google, que identificam a imagem a partir do nome. Escolha um nome simples, curto e sem acentos, e use a palavra chave ou sinônimo. 

Qualidade e carregamento: A experiência do usuário é muito importante para o Google, portanto, busque por adicionar fotos com boa qualidade e que não demorem para carregar, priorizando a experiência do usuário em encontrar uma imagem com boa qualidade e de rápido carregamento aumenta suas chances em ranquear sua página 

Passo a passo de como aparecer na busca do Google Imagens

  1. Confira se o formato do arquivo é compatível com a indexação, formatos permitidos são: .GIF/.JPG/.BMP/.PNG ou .SVG.
  2. Adicione um nome para imagem relacionado ao significado ou a palavra-chave utilizada no conteúdo. Evite Números ou nomes genéricos!
  3. Cite o nome da imagem em algum texto alternativo.
  4. Caso não consiga utilizar a palavra-chave do conteúdo como nome da imagem, contextualize o nome atribuído a imagem em algum trecho do texto.

Benefícios de aparecer no Google Imagens

Fazer com que sua imagem apareça no ranqueamento do Google, traz diversos benefícios para seu negócio, como:

Aparecer na página de resultados

O Google costuma mostrar um conjunto de imagens em miniatura em sua página principal de resultados, por entender que a palavra-chave tem um apelo audiovisual ou de localização.

As imagens em miniatura costumam aparecer de duas formas, sendo elas:

  • Resultado orgânico – Apresentado no começo da página de resultados;
  • Mosaico descrevendo a palavra-chave – Apresentado na lateral da página de resultados.

Isso ocorre quando a palavra-chave possui termos associados a representações gráficas.

Um dos benefícios de ranquear a imagem do seu site, é ter a chance de surgir na primeira página do Google quando a palavra-chave escolhida for pesquisada. Se a imagem que vai ser ranqueada, for de propriedade da sua empresa é importante ter uma marca d'água.

Melhorar o SEO da sua página

O SEO inclui diversas etapas como: título da página, heading tags, conteúdo, links e imagens.

Para aplicar corretamente as práticas básicas de SEO, adicionar imagens no seu site, é um fator importante para o ranqueamento.

Portanto, adicionar a imagem correta para sua página irá favorecer a otimização do seu site.

Melhorar o tráfego orgânico da página

O ranqueamento de imagens favorece o tráfego orgânico da sua página.

Adicionar fotos, ilustrações, infográficos, ou outras imagens, são convidativos para o usuário entrar e permanecer na página. 

A ferramenta de pesquisa de imagens é ideal para quem deseja aumentar o tráfego de acessos de uma página, basta apenas estar atento em como compartilhar a imagem corretamente

Você sabia que o Google Imagens é uma ótima ferramenta para otimizar a sua página em relação ao ranqueamento do Google? Comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Entenda porque você precisa se preocupar com a otimização de sites e como ela ajuda a ter destaque na internet.
Ler Mais
Descubra quais sãos os sinais de que já está na hora de você rever a otimização do seu site e renovar suas estratégias SEO.
Ler Mais
Logo | SuryaMKT
2021 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross