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Conheça as novas prioridades do Instagram, você está preparado?

Atualizado em 15/10/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Você deve ter percebido que atualmente os conteúdos de destaque do Instagram são os vídeos de “Reels”. Isso passou a acontecer após um anúncio via Instagram do chefe do aplicativo, no qual afirma que essa rede social irá focar em outros aspectos além do compartilhamento de fotos.

Confira quais são as novas prioridades do Instagram.

Uma breve história sobre o Instagram

O Instagram foi lançado em outubro de 2010, por dois engenheiros de software, o norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Se tornando o aplicativo mais baixado no dia de seu lançamento na Apple Store, além de ter conseguido chegar na marca de 1 milhão de usuários em dezembro do mesmo ano.

O ano de 2012 foi movimentado para o Instagram, já que ficou disponível para usuários de dispositivos Android, o Facebook anunciou a aquisição do aplicativo por 1 bilhão de dólares e a Apple o elegeu como melhor aplicativo do ano, em sua lista anual.

A proposta inicial do aplicativo era a interação entre amigos, via compartilhamento de imagens em seu feed com efeitos estilo polaroid, comentários e curtidas.

Entretanto, a capacidade de se adaptar às mudanças mundiais, é fundamental para que um aplicativo não seja esquecido e o Instagram sabe como se adequar a essas mudanças com maestria. 

A nova estrutura do Instagram

Atualmente o foco do Instagram é no compartilhamento de vídeos, disponibilizando ferramentas de gravação e edição na própria plataforma ou em seus aplicativos derivados, com a intenção de concorrer contra a gigante chinesa TikTok e o famoso Youtube.

Não é a primeira vez que o Instagram se adapta para disputar contra uma empresa concorrente, em 2016 o aplicativo que então só possuía fotos e alguns vídeos curtos no feed, anunciou o “Stories”.

Estratégia efetuada na intenção de concorrer contra o Snapchat, um aplicativo que permite compartilhar fotos e vídeos, por um tempo limitado.

Em 2018 o Instagram lançou uma ferramenta chamada de “IGTV”, com a intenção de atrair os usuários e criadores de conteúdo do Youtube. Atualmente temos a nova ferramenta “Reels” que foi criada para concorrer contra o TikTok, trazendo um algoritmo que foca no entretenimento do usuário. 

Outra adaptação realizada pelo aplicativo nos últimos anos foi a criação do “shopping”, já que o e-commerce ganhou força em 2020, por conta da pandemia, aumentando em 22%, sendo o maior desempenho de venda virtual desde 2007.

O Instagram já conta com cerca de 25 milhões de perfis corporativos e o shopping permite que as marcas interessadas, criem vitrines para que os usuários realizem compras dentro do aplicativo. 

As novas prioridades do Instagram

Em julho de 2021 o Adam Mosseri, chefe do Instagram, gravou um vídeo anunciando quais serão as novas prioridades, consideradas as fundações da próxima era do aplicativo.

  • Criadores;
  • Vídeos;
  • Shopping;
  • Mensagens.

Portanto, as novas atualizações irão priorizar esse tipo de conteúdo, disponibilizando ferramentas e modernizando os algoritmos para que sejam favorecidas.

Os aplicativos derivados do Instagram

O Instagram possui alguns aplicativos derivados, criados com a intenção de auxiliar a experiência do usuário, sendo eles:

Instagram Lite – Versão simplificada, mais leve, do Instagram; 

Boomerang do Instagram – Aplicativo que cria Boomerang;

Threads do Instagram – Aplicativo de bate-papo;

IGTV do Instagram – Aplicativo exclusivo para assistir ao conteúdo do “IGTV”;

Layout from Instagram – Aplicativo que cria layout exclusivos para o Instagram.

Você está preparado para as mudanças do Instagram?

O Instagram está ousando em um novo setor ao alterar o foco principal da empresa, segundo o Piero Franceschi, sócio e CMO na StartSe, “por trás de qualquer tecnologia exponencial sempre existiu um ser humano corajoso, que tomou alguma decisão difícil para que essa tecnologia dominasse o mercado. […]”

O usuário precisa entender que o Instagram está se adaptando às mudanças do mercado e que a entrega de conteúdo será diferente, já que a prioridade é o entretenimento baseado em vídeos.

Portanto, é necessário ter jogo de cintura e coragem para acompanhar e se adaptar a esse novo mundo virtual.

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