Para uma empresa crescer e alcançar sucesso no mercado onde está inserida, é muito importante que ela trabalhe com estratégias de divulgação e propagação de seus produtos ou serviços. É justamente nesse contexto que entram os 4 P´s do Marketing.
Mas, o que são esses 4 P´s e como funcionam? Falaremos sobre isso no post de hoje. Continue lendo!
Índice
Também conhecidos como ‘Mix de Marketing’, os 4 P´s são fatores essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficiente.
Em outras palavras, eles são as variáveis principais que uma empresa pode utilizar para que a sua oferta seja apresentada ao público e assim alcance seus objetivos.
Basicamente, os 4 P´s do Marketing são as iniciais de palavras que, na teoria, representam os pilares de cada estratégia que será elaborada, sendo elas:
De acordo com Philip Kotler, responsável por popularizar o conceito, os 4 P´s são variáveis que a empresa pode controlar. Isto significa que podem ser decididas internamente, na realização do planejamento e de acordo com os objetivos.
Também podemos dizer que uma variável influencia a outra e depende dela para que possa obter sucesso.
Por conta disso, é necessário planejá-las em conjunto e deixá-las alinhadas. Assim, será possível ter um resultado positivo para a marca.
O Mix de Marketing atravessou décadas e até hoje, seus pilares são estudados e utilizados, mostrando sua importância para as empresas, uma vez que auxiliam no planejamento e fazem com que as estratégias sejam realizadas de maneira efetiva.
Entre os motivos que explicam a importância desse conceito, podemos destacar:
Os 4 P´s do Marketing ajudam a posicionar a marca no mercado. Portanto, é o responsável pela transmissão desse posicionamento para o público-alvo, consolidando a imagem da marca na mente de cada consumidor.
Posicionar a marca no mercado não quer dizer que esse já é o momento de sair divulgando os seus produtos ou serviços. É muito importante planejar os 4 P´s de forma alinhada.
Mas, esse alinhamento só acontece após a definição do público-alvo e posicionamento da marca, que darão uma direção aos 4 P´s.
Vale ressaltar que o foco deve ser sempre no cliente e na imagem que a marca quer transmitir.
Após a definição das estratégias e da consolidação do posicionamento, a marca já se destaca dos concorrentes, pois garantiu um espaço relevante na mente do consumidor de maneira que não pode ser substituído.
Assim sendo, os 4 P´s: Produto, Preço, Praça e Promoção têm o papel de consolidar ainda mais essa imagem, transmitindo sua essência, proposta e seus diferenciais de valor ao público.
Já falamos sobre o conceito e a importância dos 4 P´s para as empresas, certo? Então agora vamos detalhar cada uma das variáveis para que você possa entender como funcionam e consiga elaborar suas estratégias.
O produto é o maior motivo da existência das empresas. É ele que satisfaz as necessidades e oferece benefícios ao consumidor. A partir dele, são criados os demais P´s. Sendo assim, ele engloba:
A partir disso, também é possível entender o ciclo de vida do produto, ou seja, como ele se comporta no mercado.
Isso pode ser pensado, até mesmo, com base no ciclo de uma árvore: uma semente plantada (introdução), germinada (cresce), começando a produzir suas folhas e se fortalecendo (maturidade) e por último, encolhendo e morrendo (declínio).
Além de ser o ‘P’ que gera receita para as empresas, o preço é importante na construção da marca. Ele envolve decisões como:
O preço é a quantidade que o consumidor paga pelos benefícios que o produto pode oferecer a ele.
Desta forma, então, é possível dizer que o consumidor avalia o custo-benefício, e essa ação envolve aspectos emocionais e psicológicos. Quanto maior for a percepção de valor do produto, maiores as chances de o consumidor comprar.
A precificação também considera os custos da empresa, os lucros, a comparação com a concorrência e a percepção do que deseja transmitir para o público.
O ‘P’ de Praça se refere aos canais de distribuição, isto é, os pontos de venda do produto, sejam locais físicos ou virtuais. Através desse ‘P’ é possível definir a maneira que o produto chegará até o consumidor.
Esse pilar também envolve cobertura de distribuição, locais de estoque, frete, logística e regiões onde será realizada a venda.
As estratégias de distribuição dependerão muito do tipo de produto ou serviço, além das possibilidades de logística, custos, opções de canais de venda, entre outros.
Um exemplo que podemos citar como case de distribuição é a Amazon, que possui uma enorme cobertura de distribuição, oferecendo serviços de entrega pontuais, e para isso tem seus próprios armazéns e centros de distribuição nos países onde atua.
Por fim, temos o ‘P’ de Promoção, associado a estratégias para estimular a demanda por um determinado produto.
Esse é um pilar que envolve propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, publicidade, entre outras variáveis responsáveis por destacar a marca entre o público, despertando interesse e expectativa sobre os atributos.
Assim, quando o cliente experimentar um produto, a expectativa deve ser cumprida, e para isso as estratégias de promoção devem estar alinhadas a tudo o que o produto oferece, para evitar um cliente insatisfeito.
Viu só? Os 4 P´s de marketing são fundamentais para que uma empresa conquiste um bom posicionamento de mercado e atinja seus objetivos diante do público.
Você já trabalhou com os 4 P´s? Comente abaixo. E compartilhe o conteúdo com seus amigos!