Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Copywriting: aplicando o Método AIDA na estratégia de vendas

Atualizado em 28/02/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que uma boa copy é importante para o crescimento das vendas de uma empresa, principalmente quando é aplicado o método AIDA, que pode tornar os resultados ainda mais positivos. 

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Acompanhe mais detalhes a seguir!

O que é o método AIDA?

O método AIDA é uma abordagem clássica do marketing e publicidade, projetado para orientar os redatores na criação de conteúdos persuasivos. A sigla AIDA representa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Assim sendo, de maneira geral, o objetivo da estratégia não é apenas atrair a atenção do público, mas também despertar o interesse sobre determinada solução, gerando o desejo em relação ao produto ou serviço e convencendo que é a melhor decisão de compra.

Quais são as etapas do método AIDA? 

Para obter sucesso, é necessário que a empresa foque e atue em todos os momentos da jornada do consumidor. 

E o método AIDA conta com 4 etapas fundamentais, que conduzem o cliente em potencial desde a fase inicial, até o fundo do funil de vendas, sendo elas:  

1- Atenção

O público pode ter muitas opções disponíveis entre os seus concorrentes, então, é preciso atrair a atenção deles para o que a sua empresa oferece, destacando-a entre as demais. 

Isso significa que o primeiro passo é chamar a atenção através de imagens cativantes, títulos impactantes entre outros elementos.

2 - Interesse

Após atrair a atenção para o seu negócio, o interesse do público precisa ser mantido de alguma forma. Para isso, podem ser utilizados determinados argumentos para convencer que, de fato, sua empresa poderá resolver o problema.

Geralmente, essa etapa envolve o fornecimento de informações convincentes e relevantes sobre o produto ou serviço, com destaque para seus benefícios e características diferenciadas.

3 - Desejo

Esse é o momento de despertar o desejo do cliente em adquirir, finalmente, o produto ou serviço. Devem ser trabalhadas as emoções, sentimentos e sensações de urgência, destacando de maneira persuasiva como as necessidades serão atendidas. 

4 - Ação

A ação envolve chamadas motivadoras e com uma mensagem clara, levando o cliente a adquirir o produto ou serviço, algo que, com uma copy bem feita, acontecerá. Em outras palavras, é o momento de incentivar o público a comprar, preencher um formulário, assinar uma newsletter, entre outros. 

Como vimos, a copy de vendas é essencial para atrair a atenção do seu público e envolvê-lo, despertando interesse e elevando a credibilidade do seu trabalho. 

Quando a copy de vendas é bem elaborada, ela promove o diferencial do seu negócio diante da concorrência, ganhando a confiança do público.

Dentro desse contexto, o método AIDA é frequentemente utilizado em estratégias de marketing e publicidade para criar campanhas eficazes, guiando o desenvolvimento de conteúdos persuasivos, conduzindo os consumidores através dessas quatro etapas.

Vale ressaltar que, embora seja uma estrutura comum, as dinâmicas do mercado e as preferências do consumidor podem exigir ajustes na aplicação dessa abordagem.

E você, o que acha desse método? Já utilizou essa estratégia e obteve resultados em vendas? Conte-nos deixando o seu comentário! 

Continue acompanhando novos conteúdos toda semana em nosso blog e redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 13 =

 | 27 / 03 / 24
A captação de leads é uma estratégia fundamental no marketing digital para o relacionamentos com clientes em potencial. Confira 5 estratégias que podem ajudar nesse processo!
Ler Mais
 | 14 / 03 / 24
O uso das redes sociais no marketing médico pode ser uma estratégia poderosa para construir uma imagem forte e atrair novos pacientes. Saiba como utilizá-las ao seu favor!
Ler Mais
1 2 3 52
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross