Conhecer bem o público-alvo é um dos primeiros passos para que uma empresa obtenha sucesso. Nesse contexto, a definição de personas é importante para dar segmento a tudo o que foi planejado e ter uma atuação eficiente no mercado.
Quer entender melhor sobre personas e como defini-las? Acompanhe mais detalhes no post de hoje!
Índice
Persona é um conceito utilizado para representar um perfil fictício de um cliente ideal. Ela é criada com base em informações que podem ajudar a empresa a entender e se comunicar melhor e de modo eficaz com seu público-alvo.
Em outras palavras, é uma representação bem detalhada e feita com base em dados como demográficos, psicológicos e comportamentais, considerando:
A criação de uma persona ajuda na personalização de estratégias de marketing, tornando-as mais relevantes e fazendo com que as empresas compreendam melhor as motivações e preocupações de seus clientes, adaptando sua abordagem de acordo com os interesses do público.
Além de ser uma ferramenta poderosa para orientar o desenvolvimento de produtos, a criação de conteúdo e a segmentação de campanhas de marketing, também ajuda a humanizar e compreender melhor os clientes, tornando mais fácil o desenvolvimento de estratégias.
Agora que você já entendeu melhor sobre persona, vamos explicar como funciona a criação desse “personagem” que guiará a estratégia de marketing da sua empresa. Uma persona é definida com base em:
O primeiro passo é coletar informações sobre seu público-alvo. Conforme dissemos, esse processo envolve a análise de dados demográficos, bem como comportamentos, hábitos de compra, interesses e desafios.
Conversar com clientes em potencial ou realizar pesquisas de mercado são formas eficazes de obter informações qualitativas. Assim sendo, pergunte sobre as necessidades, objetivos, desafios e preferências, pois isso ajudará a construir um perfil mais específico.
Com base nos dados coletados, você pode começar a segmentar seu público em grupos com características e necessidades semelhantes. Por exemplo, se a sua empresa vende artigos de futebol, sua persona poderá ser alguém relacionado a essa área.
Assim como muitas decisões tomadas em uma organização, definir uma persona não deve ser uma atividade isolada, pois quanto mais colaboradores estiverem envolvidos no processo, será mais fácil chegar ao resultado.
Por isso, o brainstorming é uma técnica interessante, criando uma dinâmica de grupo com duas ou mais pessoas para explorar as ideias.
Com base nas informações coletadas e nas segmentações, crie personas semi-fictícias. Acrescente nomes, imagens e histórias de vida que os tornem mais tangíveis. Por exemplo, você pode ter a "Ana, a corredora" e o "Pedro, o administrador".
Depois, é importante descrever as personas em detalhes, incluindo informações demográficas, comportamentais, suas metas, desafios, preferências de comunicação e valores.
Uma vez definidas as personas, use-as como um guia para suas estratégias de marketing, produção de conteúdo e desenvolvimento de produtos.
Pergunte a si mesmo como cada pessoa está relacionada com seu negócio e adapte suas táticas de acordo com seus objetivos.
As pessoas não são estáticas. À medida que seu público evolui e suas necessidades mudam, as personas também devem ser atualizadas. Então, não deixem de fazer pesquisas regulares e ajustar suas estratégias conforme o necessário.
Para finalizar, vamos destacar a importância de uma persona para que o seu planejamento seja bem-sucedido. Primeiro, é fundamental criá-la para entender o seu público-alvo e saber qual a necessidade do mesmo.
Também ajuda a definir o tom de voz e a linguagem a serem utilizados, além de fortalecer o relacionamento com o cliente.
E para você, qual a importância da definição de uma persona? Apresenta outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!