Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Qual o papel do SEO em uma estratégia de marketing digital?

Atualizado em 01/11/2023
Tempo de leitura: 2 min.

SEO é uma estratégia que visa otimizar o conteúdo e estrutura de um site, para torná-lo mais relevante e bem rankeado nos mecanismos de busca.

Mas afinal, para que serve o SEO na prática? No post de hoje, vamos explorar um pouco mais esse assunto. Acompanhe a seguir! 

A função do SEO no marketing digital

Podemos dizer que o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade e classificação de um site em mecanismos de busca, como Google, Bing, entre outros.

Quando as pessoas procuram informações, produtos ou serviços online, elas tendem a clicar nos resultados que aparecem na primeira página

Assim sendo, o SEO ajuda a posicionar o site nessa primeira página, o que pode aumentar significativamente o tráfego orgânico.

As palavras-chave são o ponto de partida do SEO, ou seja, quando são utilizadas palavras que estão em alta, as chances de ter um bom posicionamento no Google, são maiores

Porém, além dessa otimização, também é importante desenvolver um conteúdo relevante e de alta qualidade para os visitantes do site, ajudando a atrair o público-alvo e construindo autoridade em seu nicho.

O uso de links internos e externos são fundamentais para ajudar os mecanismos de busca a entender a estrutura que o seu site apresenta e a relevância desse conteúdo. E as imagens devem ser otimizadas com um texto alternativo e um título que inclua as palavras-chave.

E quais são as vantagens do SEO?

Seja uma empresa de pequeno ou grande porte, com o SEO os negócios podem alavancar e chegar ao topo dos mecanismos de busca. 

Nesse contexto, podemos dizer que a estratégia oferece vantagens como:

Tráfego orgânico

O SEO gera tráfego orgânico, que são os visitantes que chegam ao seu site de forma natural, não por meio de anúncios pagos. Algo que resultará em um tráfego mais qualificado e sustentável ao longo do tempo. 

Segmentação do público-alvo

Outra vantagem do SEO é que ele permite segmentar palavras-chave específicas, que se alinham com os interesses e intenções do seu público-alvo.

Resultado a longo prazo

Quando o assunto são resultados duradouros, o SEO é especialista! Mesmo sendo um processo que exige tempo e paciência, considerando que o site precisa estar bem posicionado, não é tão difícil garantir bons resultados. 

Diferente do processo de tráfego pago, ele também pode oferecer um excelente ROI, já que os custos são relativamente baixos em comparação com outras estratégias de marketing.

Acompanhamento e ajustes contínuos

Com o SEO é possível monitorar o desempenho do site e fazer ajustes conforme o necessário para melhorar os resultados ao longo do tempo.

Autoridade

Sites bem otimizados, geralmente, são vistos como mais confiáveis ​​e respeitáveis ​​pelos visitantes.

Como vimos, SEO é uma prática contínua, que requer dedicação e acompanhamento. Porém, seus benefícios surgem a longo prazo e podem ser significativos para qualquer negócio.

Se você deseja melhorar o tráfego orgânico da sua página e alcançar uma visibilidade maior, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.

Aproveite para compartilhar e acompanhar toda semana novos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + quatro =

 | 25 / 10 / 23
Os backlinks são os links posicionados em um texto, direcionando estrategicamente o leitor para outras páginas. Entenda como funcionam e como utilizá-los!
Ler Mais
 | 30 / 03 / 22
O Link Building é conhecido como o processo de construção de links externos apontando para um determinado site. Mas, qual a sua importância para o SEO? Descubra!
Ler Mais
1 2 3 11
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross