Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Gatilhos mentais: como aplicar em sua estratégia de Marketing Digital?

Atualizado em 20/07/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Para que uma empresa obtenha sucesso no mercado onde está inserida, é necessário entender os reais motivos que levaram o consumidor a optar por um de seus produtos ou serviços. Justamente nesse contexto são trabalhados os gatilhos mentais.

Quer entender como funcionam e de que maneira podem ser aplicados a uma estratégia de marketing digital? Acompanhe o post de hoje!

Afinal, o que são gatilhos mentais?  

Em nosso dia a dia, são tantas as escolhas a serem feitas que o nosso cérebro, muitas vezes, corre o risco de sofrer um esgotamento mental devido à necessidade de pensar muito bem em cada decisão.

Nesse momento, os gatilhos mentais são os responsáveis por ajudar o cérebro a tomar as decisões de maneira correta e consciente. No marketing digital, funcionam como técnicas de persuasão relacionadas às emoções dos consumidores, para conquistá-los.

Então, podemos dizer que essa é uma excelente estratégia para que a sua empresa consiga promover os produtos e serviços e possa garantir bons resultados em vendas.  

Como os gatilhos mentais são utilizados no marketing digital? 

A partir do momento em que uma empresa decide colocar em prática os gatilhos mentais, ela passa a entender melhor o comportamento das pessoas e o que as levam a comprar algo. 

Assim sendo, os gatilhos mentais no marketing digital funcionam como estímulos, ou seja, são utilizados para levar o consumidor a fazer uma escolha ou tomar uma decisão relacionada à compra.

Considerando os estudos científicos, é possível entender que o marketing de vendas utiliza os gatilhos como a principal técnica de persuasão, sendo ela despertada por mecanismos bem específicos.

Um exemplo que podemos destacar é o seguinte: digamos que você queira fazer um curso e se depara com uma oferta em sua rede social de 50% de desconto para os primeiros 15 alunos. Essa parece ser uma grande oportunidade!

Os gatilhos mentais funcionam exatamente assim, pois trabalham para persuadir o consumidor, baseado naquilo que ele deseja e já possui em mente, porém ainda não tomou a sua decisão.

É importante lembrar que os gatilhos mentais devem ser sempre utilizados de maneira adequada, ou seja, com total responsabilidade e ética para que o público não seja enganado. 

A principal ideia é que a sua empresa proporcione experiências positivas para que as pessoas se aproximem da sua marca e assim as vendas sejam fechadas.

Gatilhos mentais utilizados no marketing digital

Até aqui, falamos sobre o que são os gatilhos mentais e como funcionam, certo? Agora vamos destacar os principais gatilhos que podem ser utilizados em estratégias de marketing digital para convencer o público a tomar a decisão de compra

Gatilho da exclusividade

Assim como o nome sugere, esse é um gatilho que faz com que o público se sinta especial quando alguma coisa é oferecida. Por exemplo, quando alguém assina uma newsletter e recebe novidades em primeira mão ou algum desconto especial.

Gatilho da reciprocidade

Um gatilho que é praticamente a base do inbound marketing, algo como ser bom sem pedir nada em troca. E isso ocorre por nossa tendência natural em querer recompensar alguém que, de alguma forma, nos gera valor espontaneamente.

Se tratando do marketing, deve-se oferecer algo primeiro para então depois esperar o lucro, e não o contrário. É complexo, mas é bastante interessante. 

Gatilho de prova social

Por sua vez, o gatilho mental de prova social é aquele que enfatiza a tomada de decisões a partir da opinião de pessoas que compraram determinado produto ou serviço. Isso se torna ainda mais evidente quando fazemos uma compra online.

Como assim na compra online? Antes de finalizar, sempre buscamos analisar os comentários e verificar se as avaliações são positivas ou não. Sendo assim, é importante ter um espaço aberto para depoimentos dentro do seu site. 

Outros gatilhos que também podem ser utilizados como estratégias de marketing digital são:

  • Gatilho de autoridade;
  • Gatilho de novidade;
  • Gatilho de escassez e urgência;
  • Gatilho de segurança;
  • Gatilho de razão;
  • Gatilho de curiosidade;
  • Gatilho de afinidade.

Gostou do conteúdo de hoje? Possui mais alguma dúvida sobre os gatilhos mentais? Deixe o seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =

 | 22 / 05 / 24
Descubra como transformar visitantes em seguidores fieis com dicas estratégicas para engajamento em nosso novo artigo.
Ler Mais
 | 08 / 05 / 24
Marketing Digital para Startups: Descubra como prosperar no mercado digital com estratégias eficazes. Transforme desafios em oportunidades agora!
Ler Mais
1 2 3 53
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross