Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Google Tag Manager: como funciona a ferramenta?

Atualizado em 10/08/2023
Tempo de leitura: 2 min.

No marketing digital, acompanhar as métricas é algo muito necessário. Por isso, ao longo do tempo, novas ferramentas foram sendo criadas para facilitar esse processo, como o Google Tag Manager.

Você já ouviu falar sobre o GTM e sabe como ele funciona? Se ainda não conhece, continue acompanhando o post de hoje e confira mais detalhes! 

O que é o Google Tag Manager? 

Google Tag Manager ou GTM é uma ferramenta do Google que pode ser utilizada gratuitamente. Foi desenvolvida por profissionais de marketing com o objetivo de facilitar a análise de dados e métricas, obtendo uma produtividade maior.

Em outras palavras, o GTM é um sistema responsável pelo gerenciamento de tags, caracterizadas como scripts adicionados ao código do site, com a função de acompanhar as atividades dos visitantes

Desta forma, quando os scripts são utilizados, é possível garantir o controle de métricas, ou seja, o número de visitas que o seu site e as páginas dentro dele obtiveram.

Quais as vantagens do Google Tag Manager?

Podemos dizer que o Google Tag Manager atua como uma ferramenta de produtividade e um painel que gerencia os scripts para os sites. Ambas as definições se encaixam em seu conceito, além de proporcionar vantagens como: 

Acompanhamento de métricas

A captação de dados é importante para a tomada de decisão de uma empresa, uma vez que a partir dessas informações é possível acompanhar o seu desempenho. E no marketing digital, isso deve ser feito sempre!

São diversos números, ou melhor, uma infinidade que precisam ser monitorados diante da atividade de um usuário após visitar um site. Essa é uma maneira de gerar ações de marketing mais sólidas e conhecer melhor o público-alvo

Nesse contexto, o GTM facilita de maneira considerável o jeito em que as tags rastreiam as métricas

Estratégias mais sólidas

Quem trabalha com marketing sabe o quanto é importante obter um bom resultado com uma campanha. Mas, para que isso seja possível, é necessário criar uma boa estratégia, sempre pensando no consumidor. 

Desta forma, o uso do Google Tag Manager passa a ser de extrema importância, para que sejam inseridas tags personalizadas. 

Então, ele passa a gerenciar os scripts baseado em uma estratégia de marketing sólida, de acordo com o engajamento, desempenho e necessidades da empresa.

Facilidade em teste A/B 

Os testes A/B também são importantes para entender a preferência do seu público em seu site e com o GTM isso é possível, uma vez que não é necessário configurar manualmente cada teste realizado por seu site ou loja virtual. 

Aumento de produtividade 

Como dissemos anteriormente, a ferramenta contribui bastante para o aumento da produtividade da equipe de marketing, considerando que, através do GTM, você pode adicionar scripts de maneira mais simples e sem a ajuda de profissionais de TI, por exemplo. 

Ampliar as ações 

Melhorar um site é um dos primeiros passos para atrair o cliente e garantir que uma compra seja efetuada, ou outro tipo de conversão. Com o GTM é possível ampliar essas ações e realizar mudanças, pensando nos hábitos de consumo, nas experiências e assim deixar o seu site ideal para o público.  

Agora que você já conhece mais detalhes do Google Tag Manager, conte-nos o que acha da ferramenta? E que tal compartilhar o conteúdo e indicá-la em suas redes sociais?

Não deixe de acompanhar mais conteúdos em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dezenove =

Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross