Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Métricas de SEO: Por que é tão importante monitorar os resultados?

Atualizado em 06/07/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Quem trabalha com marketing digital e utiliza o SEO como uma de suas principais estratégias, sabe que é necessário acompanhar os resultados para que os esforços sejam validados e analisados. É nesse contexto que atuam as métricas de SEO.

Quer entender melhor sobre o assunto e descobrir a importância de monitorar os resultados de seus conteúdos? Então, continue nos acompanhando!

O que é o SEO?

Antes de falarmos sobre as métricas, vamos relembrar um pouco sobre o que é o SEO. Conforme dissemos, SEO é uma das estratégias principais que integram o marketing digital. 

A sigla vem da junção das palavras ‘Search Engine Optimization’ e significa otimização de mecanismos de busca, ou seja, o objetivo é que o posicionamento dos resultados orgânicos nos buscadores seja melhor.

É também responsável por tornar o seu site, loja ou blog ainda mais reconhecido, fazendo com que tenham mais autoridade no mercado e consequentemente a página receba mais visitantes. Com o número de visitas crescendo, as chances de conversão também serão maiores. 

Você consegue tudo isso sem investir em mídias, com base em otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites, para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.

E o que são as métricas?

Métricas são caracterizadas como medidas quantificáveis. Basicamente, são utilizadas na análise do resultado de alguma estratégia ou ação. São dados coletados sobre o comportamento de um visitante em uma página da web.

A partir das métricas é possível acompanhar e compreender de maneira clara o que está ou não dando certo na implementação de sua estratégia.

Por isso, podemos dizer que são indispensáveis dentro do marketing no geral, uma vez que, através delas, o andamento de uma campanha pode ser monitorado de modo que você possa identificar as tendências, comparar resultados e modificar algo que não esteja correto.

Os dados coletados ajudam a mensurar tudo o que ocorre dentro de um site, isto é, todo o tráfego, para que então você possa direcionar suas ações ao SEO.

Quais são as principais métricas de SEO?

Existem algumas métricas de SEO, consideradas como as principais, que podem ser adotadas para monitorar e mensurar os seus resultados. Entre elas, podemos destacar:

Tempo da sessão

O Google Analytics é uma métrica que indica em segundos todas as sessões do site. Isso significa que essa métrica revela se as pessoas estão navegando pouco ou muito tempo em sua página. 

Essa é uma análise bastante estratégica e caso o indicador esteja baixo, pode ser um sinal de que o acesso ao site não é dos melhores e existe algo afetando a experiência dos usuários.

Assim sendo, é importante lembrar que não adianta fazer com que as pessoas cheguem até a página, se ela não estiver com informações corretas.

Página por sessão

Essa é mais uma das métricas de SEO que você pode mensurar pelo Google Analytics. Ela mostra a quantidade de páginas que uma pessoa acessou, em uma mesma sessão, ao navegar pelo seu site.

Vale ressaltar que essa métrica deve ser analisada em conjunto com outras. Aí você se pergunta: como assim? 

Quando existem muitas sessões com somente duas páginas acessadas, isso pode representar facilidade de navegação assim que o usuário entra. Ele provavelmente ficou no site, mas parou muito tempo na outra página.

No caso de ser um blog, o usuário pode ter encontrado alguma informação que já estava buscando no post. Porém, se o objetivo era que ele realizasse uma ação, pode ser que tenha encontrado dificuldades e acabou não concluindo a ação.

Em resumo, essa métrica ajuda nos testes de usabilidade para que sejam corrigidos os problemas e o comportamento do usuário seja analisado da melhor forma possível, melhorando assim os resultados de SEO.

Conversão

No SEO, a conversão é a métrica que tem a ver com preenchimento dos formulários online e com o aumento de base de leads, sendo um dos passos mais importantes para o crescimento de vendas e assinaturas.

Alguns exemplos de ações que podem se converter em SEO são assinaturas de Newsletter, inscrições em eventos online, downloads, entre outros.

Além dessas métricas que destacamos acima, também existe o tráfego orgânico, que analisa as fontes de tráfego da sua página e o CTR ou taxa de clique, relacionado com a quantidade de clicks que a busca orgânica obteve.

As ferramentas de web analytics revelam as principais fontes de tráfego do seu site ou blog. 

Outras métricas importantes de SEO

Segundo estudos realizados pelo SEMRush, métricas de SEO que estão relacionadas ao comportamento dos usuários devem ser prioridade durante a etapa de mensuração de resultados. 

O que você acha das métricas de SEO? Já utiliza alguma delas para melhorar sua estratégia? Deixe um comentário e conte-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =

 | 27 / 03 / 24
A captação de leads é uma estratégia fundamental no marketing digital para o relacionamentos com clientes em potencial. Confira 5 estratégias que podem ajudar nesse processo!
Ler Mais
 | 14 / 03 / 24
O uso das redes sociais no marketing médico pode ser uma estratégia poderosa para construir uma imagem forte e atrair novos pacientes. Saiba como utilizá-las ao seu favor!
Ler Mais
1 2 3 52
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross