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Marketing médico: como usar as redes sociais ao seu favor?

Atualizado em 14/03/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Atualmente, as redes sociais são a porta de entrada para a comunicação com o público, incluindo a área médica. Mas, não basta apenas publicar algo. É necessário fazer o marketing médico de maneira correta.

Se você é médico e quer saber como atrair novos pacientes e se destacar diante da concorrência, acompanhe mais detalhes no post a seguir! 

A importância das redes sociais na área médica

Podemos dizer que as redes sociais se tornaram um excelente caminho para muitos profissionais da área da saúde. Isto porque, através de estratégias de marketing médico, é possível alcançar um número alto de pessoas, atraindo potenciais clientes e fidelizando os atuais.

Além disso, também podem ajudar os médicos a construírem e fortalecerem suas marcas pessoais, através de conteúdos relevantes, que demonstrem sua experiência e profissionalismo.

Outro destaque vai para o relacionamento direto com os pacientes, que antes não era possível. Hoje, os profissionais da saúde podem responder a perguntas e transmitir informações úteis.

E os pacientes podem deixar o seu feedback e avaliações sobre o atendimento, algo muito valioso e importante para melhorar a qualidade do atendimento e construir uma imagem cada vez mais positiva.

E como utilizar as redes sociais de maneira correta?

Conforme dissemos, o uso das redes sociais no marketing médico pode ser uma estratégia poderosa para construir uma imagem forte, fidelizar e atrair potenciais pacientes. 

No entanto, é fundamental abordar essa questão com sensibilidade e dentro dos limites éticos e legais estabelecidos pelas autoridades médicas e reguladoras. 

Abaixo, separamos algumas dicas sobre como usar as redes sociais ao seu favor no marketing médico: 

Conheça as regulamentações

Antes de começar a usar as redes sociais para essa finalidade, é fundamental entender as regulamentações e diretrizes médicas específicas. Em geral, são restrições sobre a promoção de serviços médicos, uso de depoimentos de pacientes, privacidade e confidencialidade de dados, entre outros.

Recentemente, houve uma atualização nas normas de publicidade e propaganda médica, com a Resolução CFM n° 2.336/2023, que determina que toda campanha inclua informações específicas, como o nome do médico, o RQE, entre outros dados, além de uma série de proibições. 

Identifique seu público-alvo

Entender quem são seus pacientes ajudará a direcionar sua estratégia de redes sociais. Por exemplo, se você atende principalmente a um público mais jovem, pode focar em plataformas como Instagram e TikTok. Se o seu público é mais velho, o Facebook pode ser mais eficaz.

Crie um conteúdo relevante

Use suas redes sociais para compartilhar um conteúdo que seja informativo e útil para seus seguidores, com dicas de saúde, respostas a perguntas frequentes, entre outros.

Mantenha uma presença consistente

Atualize suas contas de redes sociais com regularidade e seja autêntico ao interagir com seus seguidores. Comente em publicações e compartilhe algo relevante em seus stories.

Priorize a ética e a privacidade

Sempre respeite a privacidade dos pacientes e evite compartilhar informações confidenciais. Além disso, siga as diretrizes éticas e legais ao promover seus serviços médicos, evitando qualquer tipo de sensacionalismo ou promessas exageradas.

Lembrando sempre que a comunicação na área da saúde deve ser transparente, precisa e ética, priorizando o bem-estar e a segurança dos pacientes.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato conosco. Nosso foco é marketing médico e poderemos te ajudar!

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