As redes sociais desempenham um papel fundamental em estratégias para atrair o público. E isso não é diferente na área médica, pois atualmente o marketing médico é essencial para fidelizar e conquistar novos pacientes em plataformas como o Instagram.
Mas, como em qualquer outro segmento, é importante seguir diretrizes éticas e legais rigorosas ao utilizar essa rede. Se você atua como médico (a), acompanhe o post de hoje e saiba o que pode ser publicado!
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Sabemos que o meio digital faz cada vez mais parte da nossa rotina, não é mesmo? Afinal, é uma grande fonte de informação e quando o assunto é saúde, também se torna um meio importante para pesquisas.
Além de criar uma autoridade e assim fazer com que o seu negócio possa se expandir, o marketing médico também oferece outras vantagens, sendo elas:
O Instagram é hoje uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo, seja no dia a dia para atualização, como meio de entretenimento, ou para divulgação do trabalho.
Assim sendo, seria um desperdício não utilizá-lo no marketing médico e ter a oportunidade de atingir potenciais pacientes com as estratégias corretas. São vários os benefícios oferecidos pela rede, como por exemplo:
Mas, conforme dissemos, é importante seguir determinadas recomendações e traçar um planejamento, isto é, saber exatamente o que deve ser publicado para não criar grandes problemas.
Antes de planejar as estratégias para o Instagram médico, é importante ter conhecimento sobre as normas estabelecidas pelos Conselhos Federais e outros órgãos, sendo um dos papéis mais importantes do gestor.
Tudo deve ser muito bem analisado antes de qualquer campanha ou publicação, pois muitas situações não são permitidas, como comparações entre tratamentos - antes e depois (sendo permitido apenas para fins educativos), expor o paciente com ou sem o consentimento do mesmo, entre outros.
O objetivo das regras no marketing médico é dar credibilidade para os profissionais e garantir a segurança dos pacientes. Desta forma, então, é permitido publicar no Instagram:
Devem ser compartilhadas informações relevantes sobre a saúde, os tratamentos existentes, prevenção e estilo de vida saudável. Isso pode incluir infográficos, vídeos e dicas sobre determinado assunto.
Ao participar de eventos médicos e palestras, compartilhe essas experiências com os seguidores. Isso demonstrará o compromisso com a educação e atualização constante.
Também é possível usar o Instagram para interagir com os seguidores por meio de enquetes, lives ou perguntas e respostas, estabelecendo um relacionamento mais próximo com os pacientes em potencial.
Serviços médicos, ofertas especiais e descontos em exames de rotina podem atrair pacientes, mas isso deve ser feito com bastante cuidado e de acordo com as regras, principalmente para que não se torne uma propaganda enganosa.
Em casos de premiações, certificações e reconhecimentos na área de atuação, não se deve pensar duas vezes! Esse tipo de publicação pode ser realizada sem nenhum problema, porque aumenta a confiança no profissional.
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