Você já se perguntou o que são as métricas do marketing digital? Basicamente, quando falamos em métricas, nos referimos aos indicadores que ajudam uma empresa a mensurar o sucesso de uma campanha, sendo esse o primeiro passo para dar continuidade a um planejamento.
Mas, quais são as métricas mais importantes e que podem ser utilizadas pelas empresas? No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!
Índice
Como dissemos, as métricas do marketing digital estão relacionadas à uma campanha, ou seja, são dados coletados e através deles é possível analisar se a mesma está obtendo, ou não, um resultado positivo.
As métricas de marketing também indicam os pontos negativos ou positivos de uma campanha, diminuindo o grau de incertezas. Além de identificar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) de uma maneira mais objetiva e dar assistência na tomada de decisões e investimento.
São diversas as métricas do marketing digital existentes, muito importantes para o monitoramento de cada campanha e ações de uma empresa. A seguir, vamos destacar as principais.
Os leads são os principais visitantes do site ou blog, que se interessam pela proposta do conteúdo e então decidem preencher seus dados de contato para garantir uma newsletter, materiais para download, pedidos de teste, entre outros.
Assim sendo, podemos dizer que essa é uma das métricas mais importantes do marketing digital, uma vez que indica justamente o número de pessoas que, futuramente, a sua empresa poderá iniciar um relacionamento.
Conhecida como CTR (Click Through Rate), a taxa de cliques também pode ser utilizada para avaliar o desempenho da sua campanha enquanto ela estiver no ar, além dos resultados orgânicos que incluem: palavras-chave, anúncios no Google Ads, Facebook e Instagram Ads, entre outros.
É uma métrica que pode ser mensurada de acordo com o número de visualizações e os cliques que o anúncio recebeu. Para chegar ao resultado, basta dividir os cliques pelo número de impressões.
Uma das métricas utilizadas para avaliar o desempenho do anúncio. Por meio do CPC ou custo por clique, você pode identificar cada um dos cliques que o anúncio está recebendo do público.
Caso sejam feitos testes A/B, a métrica se torna ainda mais importante. Isso porque ela analisa qual das versões apresenta um desempenho melhor. Assim, é possível determinar qual será o valor de cada campanha.
Em geral, a taxa de rejeição é identificada por meio da quantidade de visitantes que estiveram em sua página e saíram para visitar outras. Muitas vezes, essa taxa sofre um aumento devido a problemas como usabilidade, navegabilidade e até erros ortográficos.
No caso da taxa de abertura de e-mails, são obtidos os dados referentes à quantidade de pessoas que clicaram para ler o conteúdo disparado, considerando que o e-mail marketing ainda é um dos melhores métodos de nutrir e gerar leads.
Mas, não adianta ter uma lista gigante de leads e uma boa parte não abrir os e-mails. Por isso, é importante elaborar e oferecer conteúdos de qualidade e do interesse de sua audiência.
Essas são as principais métricas do marketing digital. Lembrou de mais alguma? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!