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Como funciona o Conversion Rate Optimization (CRO)?

Atualizado em 24/08/2022
Tempo de leitura: 2 min.

No marketing digital, é importante ter uma estratégia para converter os usuários de uma página em potenciais clientes, obtendo resultados positivos. E essa estratégia recebe o nome de Conversion Rate Optimization (CRO).

Quer entender como funciona o CRO e saber mais detalhes? Continue acompanhando o post de hoje!

CRO: O que significa?

CRO ou “Conversion Rate Optimization” significa otimização da taxa de conversão. Basicamente, é uma estratégia que visa aprimorar os elementos de um site para atrair e converter mais usuários.

Em outras palavras, o CRO é um processo prático que ajuda a aumentar a porcentagem dos visitantes de uma página por meio de ações, buscando entender o comportamento desses usuários e identificando problemas que possam impedir a conversão para melhorá-los.

Claro, ninguém vai querer gastar tempo e dinheiro realizando ajustes e testes, para no final não alcançar o resultado desejado.

Então, é importante que as decisões sejam tomadas com base em análises de dados por meio de ferramentas analíticas, para identificar os aspectos que podem ser melhorados no website e aumentar as chances de conversão.

Quais são as vantagens do CRO?

São diversas as vantagens que o CRO pode proporcionar para o marketing digital da sua empresa, fazendo com que ela alcance seus objetivos. Entre as principais, se destacam:

Aumento da conversão e vendas    

Conforme dissemos, investir no CRO é uma forma de aumentar a taxa de conversão, que está diretamente relacionada ao aumento das vendas, que consequentemente leva a ótimos resultados financeiros. 

Redução de gastos e tempo

Além de aumentar as vendas, a estratégia também ajuda na redução de custos, como o custo de aquisição do cliente, pois atinge a conversão de maneira mais rápida. Isso significa que, quanto maior for a taxa de conversão, menor será o tempo gasto para atingir as metas.

Cresce a autoridade da marca

Ao implementar o CRO, a experiência do usuário em sua página vai melhorando automaticamente. Assim, é possível que a empresa mostre sua influência no mercado e seja reconhecida, criando autoridade para a marca.

Aumento do ticket médio

É bem mais fácil vender para uma pessoa que já está comprando um determinado produto. Nesse sentido, o CRO pode ajudar bastante, pois uma compra poderá até mesmo dobrar de valor somente pela forma como os produtos são apresentados, com recomendações úteis para os clientes. 

Como implementar o CRO?

Primeiro, devem ser coletadas as informações para depois iniciar os testes A/B, com o objetivo de comparar as variáveis. Lembre-se de não pegar os dados isoladamente. Eles devem ser bem estudados.

Para isso, pode ser utilizada alguma ferramenta de análise de métricas, como por exemplo, o Google Analytics, que enviará pesquisas para os usuários que estiverem navegando na página que será otimizada.  

Após a coleta dos dados com o foco na persona e nas características que ela apresenta, já será possível mapear os problemas que ocorrem ao navegar na página e pensar em alternativas que ajudem a melhorar.

E como tudo no marketing deve ser monitorado, você também precisará medir os resultados. Isso significa que, mesmo que apenas a posição de um botão tenha sido trocada, essa ação deve ser monitorada para que você descubra se houve alguma melhora nas conversões.

Seguindo esses passos, você conseguirá colocar a mudança em prática e gerar conversão em seu website.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Já trabalhou com CRO alguma vez?

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