Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

O que é e como funciona o Método Pomodoro?

Atualizado em 20/04/2022
Tempo de leitura: 4 min.

O Método Pomodoro é uma técnica que foi criada em 1988 com o intuito de promover uma melhor gestão do tempo para alcançar mais produtividade e evitar a sobrecarga de tarefas. Com ele conseguimos manter o foco em uma atividade para que ela seja realizada com mais agilidade e qualidade.

Você também já percebeu que os dias parecem estar ficando cada vez mais curtos? Essa é só uma impressão que temos, afinal, continuamos dispondo de 24 horas diária para realização de tudo aquilo que precisamos fazer.

O que está mudando, na verdade, é a quantidade de tarefas acumuladas e o modo como estamos gerenciando nosso tempo. A gestão do tempo pode ser uma grande aliada ou uma inimiga feroz que impede a realização das suas atividades e compromissos.

Quem gerencia muito bem suas horas consegue dar conta de tudo, e ainda faz o que precisa fazer com qualidade e sem estresse. O Método Pomodoro pode contribuir para fazer essa gestão de tempo de uma forma mais eficaz.

Você já conhece essa estratégia? Continue lendo para entender o que é esse método, como ele funciona e de que maneira aplicar no seu dia a dia para alcançar mais produtividade!

O que é o Método Pomodoro? 

Uma das características da rotina atual é a grande quantidade de atividades, tarefas e compromissos que nós temos. Tudo isso pode levar a uma sobrecarga que prejudica o nosso desempenho, leva ao estresse, à ansiedade e pode causar procrastinação.

Todos esses problemas podem ser solucionados com uma técnica muito simples de colocar em prática. Ela se chama Método Pomodoro e foi criada em 1988 por Francesco Cirillo.

O método é muito simples e tem como objetivo usar o tempo como um aliado para alcançar mais produtividade e realizar as tarefas com qualidade, sem se sobrecarregar nem perder prazos. 

Nesse método fazemos uma divisão do nosso tempo para nos dedicarmos à realização das atividades com foco total, mas respeitando os períodos de descanso. É um método muito utilizado pelos estudantes que estão se preparando para provas importantes, como vestibular e Enem, mas também pode ser aplicado na vida pessoal e no ambiente profissional.

Como o Método Pomodoro funciona? 

Para aplicar o Método Pomodoro você só vai precisar de um dispositivo que ajude a controlar o tempo.

Você terá um período de 2 horas para realização de uma ou mais atividades. Esse período é chamado de pomodoro. Cada pomodoro é dividido em quatro pomodoris, que são equivalentes, portanto, a 30 minutos.

O objetivo é que você dedique 25 minutos para realização de uma determinada tarefa. Ao terminar esse tempo deve descansar 5 minutos e depois se dedicar mais 25 minutos, descansar 5 e assim por diante até completar as 2 horas para cumprir um Pomodoro completo. Ao final desse período de 2 horas tem a recompensa de meia hora de descanso.

É verdade que nem sempre aquilo que precisamos fazer demanda 25 minutos. Existem casos em que esse tempo é muito grande, em outros podemos precisar de um tempinho a mais, e não tem problema quando isso acontece.

Se você conseguir terminar uma tarefa em menos de 25 minutos, basta começar a próxima tarefa e seguir até finalizar esse pomodori. Se ela não for finalizada, depois dos seus 5 minutos de descanso você retoma de onde parou.

Por isso, para aplicar o Método Pomodoro também é preciso que você organize a sua rotina, estabelecendo quais atividades e tarefas devem ser realizadas naquele dia. Assim, essa técnica vem muito aliada com a organização e com a priorização daquilo que precisa ser feito primeiro e do que pode esperar um pouco mais.

Portanto, sem um bom controle e gestão das suas atividades, tarefas e compromissos pode ser difícil aplicar o Método Pomodoro, já que ele segue uma ordem lógica para que você se dedique a uma tarefa de forma integral e em seguida a outra, evitando fazer várias coisas ao mesmo tempo.

O que fazer durante o período de descanso?

Um dos objetivos do Método Pomodoro é evitar que você tenha uma sobrecarga mental devido ao excesso de tarefas. Por isso, o período de descanso, tanto o de 5 minutos quanto o de meia hora, deve ser destinado para atividades que não exijam esforço mental.

É um momento em que você vai tomar um copo de água ou um café, comer alguma coisa, ir ao banheiro, alongar, dar uma caminhada pelo ambiente, navegar pelas redes sociais, conferir as mensagens, entre outras atividades simples. O intuito é tirar o foco daquilo que estava sendo feito.

Outro detalhe interessante sobre o Método Pomodoro é que ele pode ajudar você a entender aquilo que está prejudicando a sua produtividade. Afinal, as distrações e interrupções vão acontecer e, sempre que isso ocorrer, é importante anotar.

Assim poderá estabelecer se a sua produtividade está sendo prejudicado por fatores externos ou por você mesmo. Isso porque existem casos de autossabotagem que fazem com que a nossa gestão do tempo seja um verdadeiro desastre.

O Método Pomodoro ajuda a manter o foco e a concentração durante 25 minutos para que você tenha 5 reservados para fazer qualquer outra coisa. No final do dia, verá que as suas horas renderam e vai perceber que é possível dar conta de tudo, basta gerenciar o tempo do jeito certo e evitar as distrações que comprometem a sua produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

 | 11 / 10 / 23
Mobile first é um conceito na qual a criação e o design de sites e estratégias são desenvolvidos pensando na experiência do usuário em dispositivos móveis. Entenda a importância!
Ler Mais
 | 21 / 10 / 21
O Google Imagens foi criado a partir da necessidade de uma ferramenta de pesquisa específica para busca de imagens. Atualmente essa ferramenta é essencial para o ranqueamento das páginas da Web, visto que costuma ser muito utilizada para realização de pesquisas. Confira algumas dicas do Google de como fazer sua imagem aparecer na busca da […]
Ler Mais
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross