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O que é o método AIDA e como ele pode ajudar a sua empresa?

Atualizado em 01/06/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Ao longo do tempo, o comportamento do consumidor foi se modificando e para acompanhar essa mudança, muitas empresas precisaram pensar em novas formas de atraí-lo e consequentemente, aumentar as vendas. É justamente aí que o método AIDA se faz presente.

Quer saber mais detalhes e descobrir de que maneira o método AIDA pode auxiliar a sua empresa? Acompanhe o post de hoje!

Em que consiste o método AIDA?  

AIDA é uma técnica de marketing que envolve, basicamente, atenção, interesse, desejo e ação ao longo das etapas do funil de conversão do consumidor. Foi desenvolvida no ano de 1899, por Elmo Lewis, pioneiro americano em vendas e publicidade.

Assim sendo, podemos dizer que essa estratégia tem como principal objetivo despertar e atrair a atenção do usuário sobre uma determinada solução, gerando o desejo de compra do produto ou serviço.

Todas as etapas do método AIDA são alinhadas ao funil de vendas, que envolve os potenciais clientes de uma marca, passando por diferentes etapas até que a compra seja realizada.

Com esse método também é possível ter um direcionamento, ou seja, saber a maneira de conduzir cada etapa de maneira que os leads sejam levados até a fase final, garantindo o relacionamento com o consumidor para transformar em uma conversão.

Quais são as etapas do método AIDA?

Conforme dissemos, o método AIDA inclui algumas etapas, sendo elas:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação. 

Atenção (Attention)

Essa é a primeira etapa do método, que visa chamar a atenção dos usuários de acordo com o perfil. Mas, o que isso quer dizer? Quer dizer que chegarão até você os clientes com o perfil ideal da sua marca/empresa.

Claro que, é muito comum que os possíveis clientes não conheçam muito bem a marca, então o ideal é criar estratégias de atração como anúncios em redes sociais, investir em SEO, marketing de conteúdo, entre outros.

Interesse (Interest)

O próximo passo é despertar o interesse do consumidor. Nessa etapa, é importante criar ações para que esse simples lead se torne um visitante ativo da sua página. 

Desta forma, então, ao invés de utilizar anúncios pagos, a comunicação pode ser feita por plataformas de e-mail marketing, por exemplo. 

Com os leads em mãos, pode ser apresentado um conteúdo de alta relevância para despertar o interesse em seu produto ou serviço.

Desejo (Desire)

A partir daqui você já terá a confirmação de que o cliente possui interesse em sua marca. É o momento de colocar o desejo em prática, ou seja, despertar a vontade de garantir a sua oferta.

Por isso, é fundamental mostrar ao cliente o que a sua marca tem de diferente da concorrência e o que ela pode fazer por ele. Podem ser utilizados depoimentos ou cases de sucesso para convencê-lo.

Ação (Action)

E por fim, a ação. Essa etapa tem como objetivo a conversão do lead em um cliente final, isto é, o fechamento da compra. 

É o momento de incentivar aquele cliente que demonstrou interesse e desejo, porém ainda não finalizou a compra, de uma maneira um pouco mais comercial. 

Por exemplo, usar gatilhos mentais, apresentar uma oferta com data limite ou oferecer um período grátis para teste. Se for uma loja virtual, garantir a devolução do dinheiro e do produto, caso existam problemas com a compra.

Como implementar o AIDA?

Após entender todo o conceito e função do método AIDA, é a hora de colocá-lo em prática. E como ele deve ser implementado? Vamos lá!

Primeiro, é importante conhecer bem o cliente e saber se ele é realmente o ideal para a sua empresa. Deve ser criada uma persona, com informações claras e específicas como a idade, o gênero, desejos, necessidades, problemas, entre outros.

Em geral, essas são informações que podem e devem ajudar na montagem do perfil do consumidor ou melhor dizendo, da persona.

Também é essencial conhecer todos os benefícios que o seu produto ou serviço oferece e alinhar essas vantagens com as dores do cliente, algo que funcionará como uma solução para ele.

Além dessas recomendações na hora de implementar o AIDA, também é importante lembrar de:

  • Priorizar os conteúdos mais relevantes;
  • Converter os visitantes em leads;
  • Segmentar e personalizar a sua comunicação;
  • Utilizar a automação a seu favor;
  • Ter um CRM de vendas e acompanhar o pipeline.

Viram só? Quando o método é seguido à risca pela equipe de marketing de uma empresa, é possível atingir o público-alvo com a mensagem correta em toda a jornada do consumidor.

E você, o que acha do método AIDA? Já utilizou em sua organização? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo de hoje!

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