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Qual a importância do Link Building para o SEO? Descubra!

Atualizado em 30/03/2022
Tempo de leitura: 3 min.

O link building é conhecido como o processo de construção de links externos apontando para um determinado site, com o objetivo de gerar tráfego e melhorar a sua posição nos mecanismos de busca.

E qual seria a relação do Link Building com o SEO? Qual a importância de um para o outro? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Acompanhem!

Conforme dissemos, o link building visa criar uma rede de links para uma página responsável por direcionar o tráfego e fortalecer a sua autoridade nos mecanismos de busca.

Esses links podem ser tanto internos quanto externos, porém, no caso do Link Building, os links são externos, ou seja, são conquistados a partir de outros sites que também podemos chamar de backlinks.

O papel dos backlinks é mostrar ao Google o nível de popularidade e até mesmo autoridade de um site diante de seu nicho. 

O próprio buscador realiza uma “investigação” dos links que direcionam para o site. Desta forma, então, ele descobre se existem muitas referências, e quanto mais links ele receber e perceber que são confiáveis e populares, mais relevância terá no segmento onde atua.

Além disso, a inteligência do algoritmo também permite a verificação do conteúdo em torno do link, a posição da página, entre diversos outros fatores que impactam no rankeamento da página.

Vale ressaltar que o Google também analisa os links para entender se a página possui qualidade, isto é, se ela merece um posicionamento um pouco melhor. 

Por isso, assim como tudo o que gira em torno do SEO, é importante inserir apenas links que realmente farão sentido para os usuários. 

Para o SEO, o link building é uma das estratégias mais importantes. Isto porque, quando um site é referência e está linkando o post de outro site por meio de palavras-chave, o Google automaticamente entende que o conteúdo ‘linkado’ é relevante, ganhando posições na busca.

Quando são vários os sites que fazem esse processo, as chances de aparecer na primeira página são ainda maiores.

Porém, uma estratégia de link building não proporciona grandes resultados de uma hora para outra, pois para isso é necessário um planejamento. Para entender melhor, precisamos analisar dois conceitos, sendo eles:

SEO On-Page

Abrange as ações executadas e otimizadas dentro do seu site, estando sob seu controle. Por exemplo, os ajustes técnicos e de conteúdo que as páginas podem ter.

SEO Off-Page

Por aqui são promovidas ações fora do site, incluindo o link building e parcerias com assessoria de imprensa e agências de marketing digital.

As duas estratégias citadas são interligadas por completo. Porém, de acordo com pesquisas, muitas empresas aplicam 70% de seus esforços em SEO on-page e apenas 30% no off-page.

Ainda assim, com relação aos resultados, o impacto pode ocorrer de maneira inversa, ou seja, as estratégias de off-page podem representar mais de 70% de relevância nas buscas orgânicas. 

Então, o ideal é concentrar os esforços em ambas as alternativas, entendendo que o link building contribui diretamente nos resultados de SEO, aumentando de maneira considerável as chances de visitas orgânicas ao site.

Uma das formas de colocar o link building em prática é criando um conteúdo de qualidade, que seja relevante. Neste caso, então, é possível optar por algumas estratégias, tais como:

Guest post

Guest Post são artigos que podem ser publicados em blogs ou sites do seu nicho. Devem ser elaborados por outras pessoas que não sejam os proprietários do negócio.

Geralmente, são uma boa oportunidade de conquistar novos links, pois sempre fazem referência ao autor do post. Além disso, é possível incluir um link para o site através de uma palavra-chave importante. 

Parcerias comerciais

Essa é uma das estratégias mais simples, pois basta apenas pedir para que os clientes, fornecedores, colaboradores ou outros parceiros comerciais que tenham um site, incluam um link que aponte para a sua página.

Infográficos

Por sua vez, os infográficos são uma excelente fonte de informação e de conteúdo, gerando, na maioria das vezes, muitos links para o seu site. Essa ação pode ser chamada de Link Bait, ou melhor dizendo, um conteúdo com grande potencial para compartilhamento.

E você, já sabia sobre essa relação entre link building e SEO? Ficou interessado e gostaria de aplicar essas estratégias em sua empresa?

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