Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Social Selling: O que é e como implementar o método?

Atualizado em 27/07/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Alguma vez você já ouviu falar em Social Selling? O conceito se refere ao uso das redes sociais para criar vínculos com clientes em potencial, sendo uma excelente estratégia para  as empresas de pequeno porte.

Quer saber como o social selling pode ser implementado em sua empresa? Então, acompanhe o post de hoje!   

Como funciona o Social Selling na prática?

Como dissemos, o social selling é uma técnica que pode ser utilizada pelas empresas por meio das redes sociais para conquistar um bom relacionamento com clientes em potencial, permitindo também a geração de novos leads que serão grandes diferenciais para o negócio.

O uso do social selling também é importante para promover e criar uma boa imagem da marca no mercado. Assim sendo, os possíveis clientes passarão a ter confiança na sua empresa e no que você tem a oferecer.

Desta forma, aquela velha prática de ligações que apresentavam esse mesmo objetivo, passam a ser ultrapassadas, principalmente porque a maioria dos consumidores não gostam de receber tantas ligações de telemarketing.

Isso significa, então, que quando a sua empresa adota uma forma menos invasiva de chegar ao cliente e tratá-lo, isso ajuda bastante na fidelização. Algo que, com a internet e o uso do social selling em redes sociais, ficou ainda mais fácil. 

Implementação do Social Selling

Podemos dizer que o objetivo do social selling é simples e envolve a relação com o público mais significativo para a sua empresa, de maneira que não se torne algo invasivo. 

Porém, para que sua estratégia funcione de maneira correta, é muito importante conhecer a sua persona e saber se ela é de fato ideal para o que você está oferecendo, considerando o desejo de fazer com que esse público específico se sinta ligado à sua marca.    

Então, é importante descobrir os gostos, o que gera mais valor e quais são as dores que deverão ser solucionadas. Além, é claro, de analisar as redes sociais mais utilizadas, que mais apresentam relevância no mercado onde sua empresa está inserida. 

Também é importante, antes de implementar a técnica, saber qual linguagem será utilizada para abordar e tocar o público, pois cada nicho possui suas peculiaridades.

Outro ponto fundamental é identificar, em cada etapa do funil de vendas, o comportamento do consumidor. Neste contexto, suas redes sociais terão uma importância imensa no momento de executar ações para atrair e cativar a audiência, até chegar à conversão.
Práticas para obter sucesso com o Social Selling?

O social selling pode proporcionar diversos benefícios quando implementado corretamente em sua empresa. Para gerar esses benefícios, existem 3 práticas, sendo elas:

1 - Criar conteúdos interessantes

É importante deixar a audiência ciente de que a sua empresa possui diferenciais. Por isso, você deve criar conteúdos interessantes, o máximo possível, para gerar valor ao público e não ficar apenas nas vendas e ofertas de produtos e serviços.

A dica de ouro é mostrar os bastidores da sua empresa, criando autoridade e fazendo com que os seus vendedores humanizem todo o percurso de vendas. E-books também são formas de passar a impressão de que a sua marca se importa com o potencial cliente.

2 - Manter um follow-up bem estruturado

Sua equipe deve ser treinada e instruída para realizar o acompanhamento bem próximo aos leads que foram captados, incentivando-os a não desistir após uma ou duas tentativas de compra que não foram concretizadas.

Clientes que ainda não foram fidelizados demandam mais tempo e atenção, então o social selling deverá ser utilizado com determinação. 

3 - Atualizar regularmente os scripts de venda

Para que o cliente se sinta mais próximo a você, você não deve fazer os mesmos scripts de venda de maneira constante. Esse também é um jeito de manter os vendedores ativos e impedir que o relacionamento com os clientes se tornem mecânicos. Lembre-se que humanizar é o caminho para o sucesso!

E então, o que acha do social selling? Já aplica em sua empresa? Conte-nos!

Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 14 =

 | 20 / 12 / 23
A enquete no Instagram é uma ferramenta interativa, que permite a criação de perguntas de múltipla escolha para o público. Descubra se vale a pena utilizá-la!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
O Linkedin é a maior rede social do meio profissional, onde é possível alavancar sua imagem e criar um bom networking. Confira 4 dicas de conteúdo que podem ser postados!
Ler Mais
1 2 3 17
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross