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Marketing médico: 4 gatilhos mentais poderosos para sua estratégia

Atualizado em 15/02/2024
Tempo de leitura: 2 min.

O marketing médico refere-se à estratégia direcionada aos profissionais da área da saúde, envolvendo ações que visam estruturar o atendimento para os atuais e novos pacientes. No entanto, para atrair positivamente esse público, é necessário o uso de gatilhos mentais.

Mas, qual a relação dos gatilhos mentais com o marketing médico? Vamos esclarecer essa dúvida no post de hoje e destacar 4 gatilhos poderosos para a sua estratégia!

O que são gatilhos mentais? 

Para entender quais são os gatilhos mais poderosos do marketing médico, vamos relembrar o que são os gatilhos mentais, certo? A todo momento, precisamos tomar decisões, seja por algum tipo de influência, por necessidade, por impulso ou desejo de consumir.

Nosso inconsciente, então, desempenha um papel importante, uma vez que, nesse processo de tomada de decisões, ele permite que nosso cérebro decida de maneira automática.

Os gatilhos mentais possuem justamente esse objetivo, pois são estímulos que despertam sensações e podem ser transmitidos por meio de palavras, gestos ou expressões.  

Esses gatilhos exploram aspectos da psicologia humana, como emoções, desejos, necessidades e padrões de comportamento, para ativar respostas automáticas e inconscientes.

Quais os gatilhos mentais para marketing médico?

Na área médica, é fundamental adotar abordagens estratégicas, éticas, relevantes e que respeitem as necessidades e preocupações dos pacientes. 

Nesse contexto, os gatilhos mentais funcionam como uma ferramenta valiosa para atrair e influenciar positivamente as decisões dos pacientes. Abaixo, separamos 4 gatilhos mentais que podem ser utilizados neste segmento:

1 - Autoridade

Em um setor onde a confiança é fundamental, estabelecer-se como uma autoridade é muito importante. Pacientes buscam por profissionais de saúde que demonstrem conhecimento, experiência e credibilidade. 

Estratégias como compartilhamento de artigos científicos, participação em eventos da área e publicação de conteúdo educativo, podem ajudar a construir essa imagem.

2 - Reciprocidade

O princípio da reciprocidade sugere que os gestos positivos sejam retribuídos. No marketing médico, isso pode se manifestar através da oferta de conteúdos valiosos e gratuitos para os pacientes, como guias de saúde, vídeos educativos ou webinars sobre temas relevantes. 

Ao fornecer informações úteis e sem esperar nada em troca, os profissionais de saúde podem construir relacionamentos mais sólidos e aumentar as chances de escolha de seus serviços quando surgir a necessidade.

3 - Escassez 

A percepção de escassez pode ser motivadora. Ao criar campanhas de marketing que destacam a disponibilidade limitada de consultas ou vagas para procedimentos específicos, os profissionais de saúde podem estimular a demanda e incentivar os pacientes a agirem rapidamente. 

Ofertas promocionais com prazos limitados, como descontos em exames preventivos durante um determinado período, podem gerar um senso de urgência e levar os pacientes a agendarem consultas.

4 - Prova social 

Apresentar depoimentos, avaliações positivas de outros pacientes sobre o sucesso de um tratamento, estatísticas e certificações profissionais, também são recursos poderosos para reforçar a credibilidade do médico ou da clínica e manter a confiança.

Ao aplicar esses gatilhos mentais de forma ética e responsável, o relacionamento com o paciente pode melhorar e o atendimento médico se tornar ainda mais eficiente. 

Para mais informações sobre marketing médico, deixe o seu comentário. E acompanhe toda semana novos conteúdos em nosso blog!

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