Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

O que são Backlinks e como utilizá-los em uma estratégia?

Atualizado em 25/10/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Os backlinks são os links posicionados em um texto, direcionando estrategicamente o leitor para outras páginas, sendo elementos fundamentais do marketing digital para criar a autoridade de um site e otimizar os conteúdos em mecanismos de busca.

Quer entender como funcionam os backlinks e como utilizá-los? Acompanhe o post de hoje para saber mais detalhes! 

Qual a função dos backlinks? 

Backlinks, também conhecidos como inbound links, são os links de outros sites que direcionam para o seu. Em outras palavras, é considerado um “voto de confiança” de outros sites para afirmar a relevância e qualidade do seu conteúdo

Assim sendo, quanto mais backlinks de qualidade um site tiver, mais autoridade ele terá aos olhos dos mecanismos de busca. 

Podemos dizer, também, que os backlinks desempenham um papel importante no contexto do SEO (Search Engine Optimization) entre outras funções, como:

Aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca

O Google usa algoritmos para analisar os backlinks. Geralmente, as páginas com backlinks mais relevantes tendem a ser as mais buscadas, o que aumenta a visibilidade e o tráfego para o site.

Direcionar tráfego

Além de influenciar a classificação nos mecanismos de busca, backlinks também podem direcionar o tráfego direto de um site para outro. Se os visitantes seguirem o link, isso poderá gerar visitas adicionais à página vinculada.

Construir credibilidade e relevância

Os backlinks podem tornar uma página mais relevante. Isso é importante não apenas para SEO, mas também para a percepção dos visitantes sobre a confiabilidade do conteúdo.

Tipos de backlinks existentes 

Existem alguns tipos de backlinks que podem ser utilizados, entre os principais podemos destacar:

Nofollow

O backlink nofollow informa o Google que o site linkado à determinada página não possui relação com o principal. Isso significa que ele “avisa” à ferramenta de busca para não entrar no site e que ele não apresenta nenhuma relação com o portal principal. 

Dofollow 

Diferente do anterior, o dofollow ou apenas follow, é marcado como um transmissor de autoridade, uma vez que os robôs do Google entendem que devem visitar determinada página. 

Um exemplo é quando um site é mencionado por um portal do seu nicho com backlink dofollow. Logo, o Google vai reconhecer a página e entender que o conteúdo é bastante relevante e confiável, algo que beneficiará o seu tráfego.

Internal Links

São os links que direcionam para outra página, porém dentro de um mesmo domínio. É um tipo de backlink que pode aumentar o tempo de permanência do usuário no site, funcionando como uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Como utilizar os backlinks?

Agora que você já sabe o que são os backlinks, é o momento de entender a melhor maneira de utilizá-los em sua estratégia de SEO. 

Primeiro, não se deve comprar backlinks, nem sequer cogitar! Isso porque todo o seu esforço para gerar autoridade e posicionamento podem ser prejudicados.

Além disso, adicionar muitos links de um mesmo domínio, pode ser considerado pelo Google como apenas um link irrelevante. Então, é importante buscar novas fontes, diversificando ao máximo. 

Para ter a garantia de que o link é de qualidade, deve ser feita uma pesquisa de autoridade de domínio, bem como da página, antes de acrescentar em seu blog. E claro, estudar a concorrência e conferir quais são os domínios indicados pelas demais empresas. 

Em resumo, uma estratégia sólida de backlinks, que beneficie tanto a sua estratégia de SEO, quanto os usuários que acessam seu site, ajudará no crescimento da sua página, cada vez mais.

Você utiliza backlinks em suas publicações? Possui outras dúvidas sobre o conteúdo de hoje? Deixe um comentário e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

 | 01 / 11 / 23
SEO é uma estratégia que visa aumentar a visibilidade de uma marca, proporcionando excelentes vantagens e um resultado significativo. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
 | 30 / 03 / 22
O Link Building é conhecido como o processo de construção de links externos apontando para um determinado site. Mas, qual a sua importância para o SEO? Descubra!
Ler Mais
1 2 3 11
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross