Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Afinal, o que é CLS, sua função e como melhorá-lo?

Atualizado em 17/01/2024
Tempo de leitura: 3 min.

O CLS ou Deslocamento de Layout Cumulativo é um indicador importante para o universo do design e desenvolvimento web. Ele mede a estabilidade visual de uma página durante o carregamento, avaliando a quantidade de movimentos inesperados.

Pode parecer um pouco confuso, então, preparamos esse post para explicar melhor sobre o assunto, sua função e como melhorar esse indicador. Acompanhe a seguir! 

Como funciona o CLS?

A função do CLS é aprimorar a usabilidade e a estabilidade visual de um site, considerando que, ao navegar na internet, os usuários esperam uma experiência fluida e sem interrupções

É uma parte fundamental do Core Web Vitals, um conjunto de métricas de desempenho web recomendadas pelo Google. Quando o CLS apresenta uma boa classificação, automaticamente contribui para uma melhor experiência do usuário

Esse indicador visa reduzir surpresas desagradáveis, como botões que mudam de posição ou blocos de texto que pulam abruptamente, garantindo uma interação mais harmoniosa e satisfatória.

Pontuação CLS

Outro ponto que podemos destacar é a pontuação CLS, que funciona da seguinte maneira: uma pontuação alta indica um número considerável de inesperadas mudanças de layout em uma página.

Por sua vez, uma página estática pode apresentar uma pontuação bem baixa ou até mesmo, zerada. 

Esses padrões foram estabelecidos pelo Google e todas as métricas ajudam os proprietários dos sites a medirem suas pontuações, para melhorá-las quando necessário. Assim sendo, temos:   

  • Boa pontuação: abaixo de 0,1, de acordo com o padrão estabelecido, é considerado aceitável
  • Precisa melhorar: se estiver entre 0,1 e 0,25 pode ser um sinal de que é preciso alguma alteração, como uma forma de reduzir as mudanças inesperadas.
  • Fraco: acima de 0,25 pode causar prejuízos à classificação do site

Como vimos, um site pode ter pontuações CLS diferentes para as páginas e telas da web. Vale lembrar que mudanças de layout, que podem ser vistas em dispositivos móveis, conferem um impacto significativo na experiência do usuário desses aparelhos. 

Quais as formas de medir o CLS?

Conforme dissemos, o CLS é uma métrica que mede a quantidade de deslocamento de layout inesperado, que ocorre enquanto a página está sendo carregada. Para medir sua pontuação, você pode seguir as seguintes etapas:

  • Utilizar ferramentas de desenvolvedor do navegador;
  • Gravar uma sessão de carregamento da página;
  • Interagir com a página (clicar em links, preencher formulários, etc);
  • Analisar a sessão gravada;
  • Calcular a Pontuação de CLS (impacto x deslocamento);
  • Usar ferramentas online para obter informações sobre o resultado;
  • Ajustar e otimizar, se não estiver com uma pontuação ideal.

E como melhorar o CLS?

Melhorar o CLS é importante para oferecer uma experiência mais consistente e agradável ao usuário. Abaixo, separamos algumas dicas de como isso pode ser feito:

Otimize imagens e vídeos

Uma das possibilidades é comprimir imagens e vídeos, reduzindo o tamanho do arquivo. Devem ser utilizados formatos de imagem adequados, que ofereçam qualidade e tamanhos de arquivos menores.

Defina dimensões de mídia

Também é interessante especificar as dimensões de largura e altura para imagens e vídeos. Isso evita que o navegador aloque espaço antes que o conteúdo seja totalmente carregado.

Priorize elementos visíveis

Primeiro, os elementos visíveis na tela devem ser carregados, para que os visitantes possam começar a interagir com a página enquanto o restante carrega.

Utilize fontes locais

Usar fontes locais sempre que possível, para evitar alterações no layout quando as externas forem carregadas.

Evite o redimensionamento dinâmico

Evite redimensionar dinamicamente os elementos, pois isso pode causar mudanças no layout. Certifique-se de que os elementos têm dimensões fixas, sempre que possível.

Monitore e analise

Lembre-se que, como já destacamos, é possível acompanhar a pontuação do CLS e identificar quais elementos estão contribuindo para mudanças no layout.

Se você já utilizou esse indicador, conte-nos a sua experiência. em caso de dúvidas, comente abaixo e compartilhe!

Acompanhe nossos conteúdos toda semana! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =

 | 27 / 02 / 24
O Google Search Console é um recurso gratuito que permite monitorar e avaliar o desempenho de um site nos resultados de pesquisas do Google. Entenda como funciona e como utilizá-lo!
Ler Mais
 | 31 / 01 / 24
O Largest Contentful Paint (LCP) é uma métrica importante para a avaliação de desempenho de uma página da web. Entenda melhor e saiba como funciona!
Ler Mais
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross