Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

O Google Analytics pode ajudar a alavancar o seu negócio?

Atualizado em 06/04/2022
Tempo de leitura: 3 min.

O Google Analytics é uma ferramenta para análise gratuita de dados dos sites, visando entender o comportamento dos usuários e acompanhando os resultados das ações de marketing.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Então, se você quer saber como essa ferramenta pode ajudar em seus negócios, continue nos acompanhando!

Como funciona o Google Analytics?

Entender as funcionalidades do Google Analytics é fundamental para seguir os próximos passos. É de extrema importância saber como utilizar os dados coletados no plano de marketing.

Vamos lá! Conforme dissemos, o analytics é uma ferramenta de uso gratuito, que possibilita a análise completa dos dados de um site.

Por meio desses dados é possível coletar diversas informações sobre o seu domínio, como por exemplo, o comportamento dos usuários e o público-alvo, sendo bastante importantes na construção das estratégias.

Quais as métricas a serem analisadas?

Outro ponto fundamental do Google Analytics para alavancar o seu negócio é entender quais são as métricas e como devem ser analisadas. 

Claro que isso pode variar entre os tipos de sites ou lojas virtuais, assim como o segmento onde a empresa atua. Por isso, é necessário entender um pouco melhor sobre cada relatório gerado.

Público-alvo

Como o próprio nome sugere, o público-alvo é aquele que traz uma visão geral de parâmetros básicos. Na prática, é possível ter acesso:

  • Ao número de usuários, pois consegue coletar dados de usuários novos e recorrentes, identificando o número de pessoas que navegaram;
  • Sessões, isto é, a quantidade de vezes que o seu site obteve acesso;
  • Visualização de páginas;
  • Taxa de rejeição;
  • Interesses;
  • Informações demográficas;
  • Dados geográficos.

Todas essas informações podem servir como base para a criação da sua persona e para conhecer melhor o seu público.

Aquisição

Essa é a parte de identificação da fonte de tráfego dos sites, ou seja, entender como o usuário chegou até a sua empresa/marca, para então saber onde deverá investir seus esforços. Em geral, a identificação pode ocorrer por meio de canais ou mídia/origem desse tráfego. 

Os canais funcionam, basicamente, como um agrupamento do tráfego que foi adquirido. O Google Analytics reúne todos os dados de chegada ao seu site e divide em sessões como: 

  • Direct (tráfego direto);
  • Organic Search (Orgânico);
  • Social (Mídias sociais);
  • Referral (Links externos que apontam para o seu domínio);
  • Mídia paga;
  • E-mail,
  • Display do Ads;
  • Others (Não pertence a nenhum dos anteriores).

Por sua vez, a mídia/origem funciona como combinações para a geração de tráfego. Por exemplo, uma sessão do ‘google.com’ com mídia ‘organic’, pertence a uma pesquisa orgânica realizada diretamente no Google através do Organic Search.

Também existe a seção de campanhas, onde os detalhes de todo o tráfego vindo de campanhas podem ser avaliados.

Comportamento

Imagina descobrir qual o fluxo do usuário dentro do seu site, as páginas visitadas, se ele abandonou o carrinho e qual foi o conteúdo mais relevante para ele?

Na seção de comportamento é possível garantir dados como a visualização das páginas, tempo médio que o usuário gastou em seu site, taxa de rejeição, porcentagem de saída, entre outras informações.

Essa é uma ótima função para ajudar na criação de novos conteúdos, depois de saber qual o nível e interesse do seu público pelo seu site.

Conversões

Para quem trabalha com e-commerce, essa é a menina dos olhos. Isso porque, a partir dessa seção, os resultados dos funis de conversão que você determinou para seu site poderão ser extraídos.

Desta forma, é possível avaliar nas metas o fluxo de conversão e isso pode ser feito por meio de um CTA, um formulário ou até mesmo uma compra. Vale lembrar que isso varia de acordo com o segmento da sua empresa.

Podemos dizer, então, que todas as empresas podem utilizar o Google Analytics para realizar mudanças no conteúdo do seu site, navegação e abordagem do público, criando assim novas estratégias de marketing e alavancando os negócios.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Possui mais dúvidas sobre o tema? Comente abaixo para que possamos esclarecê-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 8 =

 | 27 / 02 / 24
O Google Search Console é um recurso gratuito que permite monitorar e avaliar o desempenho de um site nos resultados de pesquisas do Google. Entenda como funciona e como utilizá-lo!
Ler Mais
 | 31 / 01 / 24
O Largest Contentful Paint (LCP) é uma métrica importante para a avaliação de desempenho de uma página da web. Entenda melhor e saiba como funciona!
Ler Mais
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross