No marketing digital, é importante ter uma estratégia para converter os usuários de uma página em potenciais clientes, obtendo resultados positivos. E essa estratégia recebe o nome de Conversion Rate Optimization (CRO).
Quer entender como funciona o CRO e saber mais detalhes? Continue acompanhando o post de hoje!
Índice
CRO ou “Conversion Rate Optimization” significa otimização da taxa de conversão. Basicamente, é uma estratégia que visa aprimorar os elementos de um site para atrair e converter mais usuários.
Em outras palavras, o CRO é um processo prático que ajuda a aumentar a porcentagem dos visitantes de uma página por meio de ações, buscando entender o comportamento desses usuários e identificando problemas que possam impedir a conversão para melhorá-los.
Claro, ninguém vai querer gastar tempo e dinheiro realizando ajustes e testes, para no final não alcançar o resultado desejado.
Então, é importante que as decisões sejam tomadas com base em análises de dados por meio de ferramentas analíticas, para identificar os aspectos que podem ser melhorados no website e aumentar as chances de conversão.
São diversas as vantagens que o CRO pode proporcionar para o marketing digital da sua empresa, fazendo com que ela alcance seus objetivos. Entre as principais, se destacam:
Conforme dissemos, investir no CRO é uma forma de aumentar a taxa de conversão, que está diretamente relacionada ao aumento das vendas, que consequentemente leva a ótimos resultados financeiros.
Além de aumentar as vendas, a estratégia também ajuda na redução de custos, como o custo de aquisição do cliente, pois atinge a conversão de maneira mais rápida. Isso significa que, quanto maior for a taxa de conversão, menor será o tempo gasto para atingir as metas.
Ao implementar o CRO, a experiência do usuário em sua página vai melhorando automaticamente. Assim, é possível que a empresa mostre sua influência no mercado e seja reconhecida, criando autoridade para a marca.
É bem mais fácil vender para uma pessoa que já está comprando um determinado produto. Nesse sentido, o CRO pode ajudar bastante, pois uma compra poderá até mesmo dobrar de valor somente pela forma como os produtos são apresentados, com recomendações úteis para os clientes.
Primeiro, devem ser coletadas as informações para depois iniciar os testes A/B, com o objetivo de comparar as variáveis. Lembre-se de não pegar os dados isoladamente. Eles devem ser bem estudados.
Para isso, pode ser utilizada alguma ferramenta de análise de métricas, como por exemplo, o Google Analytics, que enviará pesquisas para os usuários que estiverem navegando na página que será otimizada.
Após a coleta dos dados com o foco na persona e nas características que ela apresenta, já será possível mapear os problemas que ocorrem ao navegar na página e pensar em alternativas que ajudem a melhorar.
E como tudo no marketing deve ser monitorado, você também precisará medir os resultados. Isso significa que, mesmo que apenas a posição de um botão tenha sido trocada, essa ação deve ser monitorada para que você descubra se houve alguma melhora nas conversões.
Seguindo esses passos, você conseguirá colocar a mudança em prática e gerar conversão em seu website.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Já trabalhou com CRO alguma vez?
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